2 de maio de 2011

Cavalo Marinho




Origem
A sua área de distribuição inclui o Atlântico (das Canárias ao Mar do Norte) e Mediterrâneo.

Nome Comum: Cavalo Marinho
Nome em espanhol: Caballito de mar
Nome em Italiano: cavalluccio marino
Nome em Inglês: Seahorse
Nome Científico: Hippocampus guttulatus; Hippocampus kuda; Hippocampus brevirostris; Hippocampus hippocampus; Hippocampus erectus 

Os hippocampus eram seres fictícios da mitologia grega, filhos de Poseidon. A parte superior de seu corpo era a de um cavalo com crina membranosa, guelras e membranas interdigitais nos supostos cascos, e sua parte inferior era de um golfinho. Os Hippocampus eram empregados pelo Deus dos Mares em sua maioria na espionagem e na patrulha por seu reino oceânico em busca de empecilhos que também eram conhecidos como cavalo marinho.Filo: Chordata
Classe: Pisces
Ordem: Syngnathiformes
Família: Syngnathidae
Comprimento: 15 cm

Características:

Corpo coberto com placas em anel. Muitos espinhos livres na frente da nadadeira dorsal. Barbatana dorsal redonda com 18 raios. minúsculas nadadeiras anal e peitoral.
O cavalo-marinho possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. É por isso que tem esse nome. É o único peixe com a cabeça perpendicular ao corpo.
Do mesmo modo que o camaleão, ele pode mudar de cor e seus olhos saltados podem mover-se independentemente um do outro. Existem muitas espécies de cavalos-marinhos nos mares quentes. Eles nadam com o corpo na vertical, movimentando-se pela rápida vibração das barbatanas dorsais. A cauda longa e preênsil permite que eles se agarrem a plantas submarinas enquanto se alimentam de pequenos crustáceos.
 Adaptam-se bem em aquários comunitários com outros peixes pequenos e lentos, mas não deverá ser colocado em aquário com invertebrados. (alguns invertebrados o atacam e outros são atacados pelo cavalo-marinho).
A reprodução ocorre na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda em uma bolsa na base da sua cauda. Dois meses mais tarde, os ovos se abrem e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes.

Estes são transparentes e pouco maiores que 1 centímetro. Sobem logo à superfície para encher suas bexigas natatórias com ar, única maneira de conseguir o equilíbrio na água.
Interesse Econômico
Mundialmente, por ser espécie de interesse econômico para lojas de aquário e para indústria farmacêutica oriental, tornou-se espécie vulnerável, entrando para a IUNC Red List em 1996. A partir de 1997, todas as espécies de cavalos marinhos foram incluídas no Anexo D da Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção da Comunidade Européia (Vincent 1994a, 1995a,b).
Pesca Abusiva
A pesca abusiva tem diminuído os estoques naturais de cavalos marinhos em todo o mundo. A China é o maior consumidor deste peixe em termos farmacêuticos, seguida por Taiwan, Hong Kong e Singapura. Os remédios é base de cavalos marinhos dizem aliviar desde asma até a impotência sexual. Em uma farmácia de Hong Kong, o preço de tal droga varia entre 120 e 400 dólares/Kg.
Dados brasileiros sobre pesca de peixes ornamentais marinhos não são conhecidos ou divulgados. Não há controle sobre a pesca para o comércio interior ou para a exportação e não existe lei, em âmbito nacional, de proteção a tais peixes. Entretanto, sabe-se que a pesca do cavalo marinho é abusiva. Os locais de criadouro natural não são respeitados, nem idade ou sexo dos espécimes coletados. São jovens que saem do mar antes de estarem aptos a reproduzir, bem como adultos maduros sexualmente e muitos machos já grávidos, que invariavelmente perdem seus filhotes, ainda dentro da embalagem plástica de viagem, devido ao estresse a que são submetidos, ou nos aquários das lojas que não são adequados a recebé-los.
Ameaçados de Extinção
Nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, verifica-se a extrema pressão antrópica sofrida pelas barras de rios e manguezais do litoral destes Estados. Infelizmente grande parte das regiões estuarinas foram transformadas em corpos receptores de efluentes, tanto da população ribeirinha quanto do comércio e indústria locais. Este fato naturalmente concorre para o desaparecimento dos cavalos marinhos que encontram nessas regiões, o seu habitat.



Bjos e até o próximo post;)




4 comentários:

Rafaela Toledo disse...

oi, gostei daqui e resolvi seguir.
espero que goste tb do meu blog, bjs!

Flavia disse...

Ola, já estou lhe seguindo viu!
Abçs
http://belezadediva.blogspot.com

Carlos disse...

Olá lindo o seu blog, Parabéns.
Me ensina a fazer esse fundo do blog, é lindo.
Bjs :
Carlos
http://evolutionjoias.blogspot.com

Karin B. disse...

Adorei o blog, lindo demais.

Ja estamos seguindo e espero sua visita, estamos sorteando esmaltes Revlon

bjs

jak

www.kakaejak.blogspot.com

Postagens populares